Gerda Alexander (1908-1994) foi uma professora alemã que desenvolveu o método de auto-desenvolvimento chamado Eutonia. O Instituto Brasileiro de Eutonia foi constituído por um grupo de eutonistas engajados na Formação Profissional em Eutonia desde o início de sua prática no Brasil. Foi criado com o ideal de promover o desenvolvimento e o estudo aprofundado da Eutonia. Conta com a presença de Jean-Marie Huberty do Luxemburgo, aluno direto de Gerda Alexander, Luciana Gandolfo, Maria Thereza Feitosa, Gabriela Bal e Tereza Gomes, participantes da 1a turma formada no Brasil em 1992 e Luciana Gomes Pinto Amaral de França Pereira e Patrícia Decot Pernambuco, participantes da 2a turma formada no Brasil em 2001.
O Instituto é uma instituição de iniciativa privada que tem como finalidade promover cursos de formação em Eutonia, bem como criar centros de estudos e desenvolvimento desta terapia, por meio da realização de workshops, jornadas, debates e palestras, além da implantação de uma clínica-escola*, para que os alunos possam aprimorar sua prática e oferecer à comunidade atendimentos com preços acessíveis.
*em processo de planejamento
Campos de Aplicação
A aplicação da Eutonia é muito ampla: promove melhora da qualidade de vida, alívio em situações de estresse, além de auxiliar na prática de diferentes atividades, como por exemplo, nos esportes, na dança, na preparação corporal do ator, entre outras. É também utilizada como tratamento e prevenção de problemas ortopédicos e desordens psicossomáticas, como reorganização postural, fibromialgia, síndrome miofascial, lombalgias, hérnia de disco, espondilolistese, osteopenia, osteoporose, depressão. A Eutonia é recomendada especialmente no acompanhamento da gravidez, parto e puerpério.
O trabalho é desenvolvido através de exercícios específicos de sensibilização, realinhamento ósseo, toques, manipulações, para que o aluno possa ampliar a sua experiência sensorial e cognitiva, sem que lhe seja imposta nenhuma sensação ou elaboração da percepção, que possam gerar conclusões pré-determinadas. A consciência vem da experimentação do corpo e é esse processo que torna o aprendizado um ganho permanente.
Centro de Estudos
O Centro de estudos tem como objetivo aprofundar o conhecimento em Eutonia e promover a intersecção com outras áreas de conhecimento que auxiliem na construção de um pensamento sobre a prática da Eutonia, por exemplo, a fenomenologia, a psicologia, a biomecânica, as neurociências, entre outras. Para isso promove palestras, cursos e workshops para os alunos em formação, eutonistas formados e ao público em geral.
Clínica Escola
A clínica escola é uma atividade que visa oferecer atendimentos individuais e aulas em grupo de Eutonia ministradas pelos alunos em formação e estagiários recém-formados, sob a supervisão dos professores. Desta prática resultará¡ o processo de amadurecimento dos alunos do Instituto e tornará possível a prática da Eutonia a um público mais amplo ajudando a difundir o método.
Essas sessões serão divulgadas pelo site com antecedência, com datas e locais variados, por um preço simbólico.
Os interessados devem mostrar interesse em receber comunicação a respeito desses eventos.